quarta-feira, outubro 17, 2007

Passo a passo

Esta ilustração foi feita recentemente para a Revista Recreio. Fala sobre a alimentação dos astronautas em viagens espaciais.
Vou tentar mostrar o processo de trabalho.



Estou habituado a trabalhar em uma mesa de luz com um disco de animação. Na verdade, qualquer mesa de luz serve. Uso canetas futura e micron para arte final.






Como tudo vai ser posteriormente scaneado, as vezes, faço correções com colagens como no detalhe acima. Isto quando não scaneio o detalhe separadamente e colo no photoshop.


Aqui está o traço scaneado e limpo no photoshop...




Ainda no photohop, com o mouse mesmo, vou desenhando algumas sombras para dar volume na figuras...

Um pouco mais de photoshop e, nesta fase, mandei para a editora dar uma olhada antes de finalizar.
A editora retorna pedindo para acrescentar alguns detalhes que faltaram e a ilustra está pronta. Envio um jpg em alta e está tudo ok.

8 comentários:

Tércio Alves disse...

Sinto-me na obrigação de agradecê-lo por essa verdadeira aula e também por compartilhar esse conhecimento conosco. Cara você é fera, parabéns.

Caricaturas disse...

Bom te ver por aqui Mauro, sempre admirei teu trabalho. Parabéns!

Bruno Anjuleto disse...

Fala campeão!
Tudo bom? Adorei suas ilustras.
São muito boas e bem trabalhadas.
Estou começando agora, alguns meses que estou ilustrando tambem.
Gostaria que você entrasse em meu blog.
E se caso interessar poderiamos fazer uma parceria legal.

Abração, tudo de bom!

André disse...

Muito incrível o seu trabalho! Você é um artista excelente! Parabéns mesmo, cara!! Adoro quando compro uma revista e tem uma ilustração sua!!

Luciana disse...

Muito bom!!! Parabéns!

r@foso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mangabeira disse...

Fala Mauro, blz. Mais um fã seu. Poderia me dizer porque vc prefere a mesa de luz ??

valeu e Parabéns

celso Ds... disse...

nossa!!! nooooossa !!!nooooooooooooossssssssaaaaaa!!!! noooo... ja chega né c intendeu sempre foi demais teu trabalho parabéns... poxa da mais uns detalhes ai meu rsrsrsr ... quero aprender mais ...