quinta-feira, outubro 25, 2007

Medusa


Da série "desenhos descompromissados"
Sem encomenda, nem briefing, nem pedidos. Quando sobra um tempo...

quarta-feira, outubro 17, 2007

Passo a passo

Esta ilustração foi feita recentemente para a Revista Recreio. Fala sobre a alimentação dos astronautas em viagens espaciais.
Vou tentar mostrar o processo de trabalho.



Estou habituado a trabalhar em uma mesa de luz com um disco de animação. Na verdade, qualquer mesa de luz serve. Uso canetas futura e micron para arte final.






Como tudo vai ser posteriormente scaneado, as vezes, faço correções com colagens como no detalhe acima. Isto quando não scaneio o detalhe separadamente e colo no photoshop.


Aqui está o traço scaneado e limpo no photoshop...




Ainda no photohop, com o mouse mesmo, vou desenhando algumas sombras para dar volume na figuras...

Um pouco mais de photoshop e, nesta fase, mandei para a editora dar uma olhada antes de finalizar.
A editora retorna pedindo para acrescentar alguns detalhes que faltaram e a ilustra está pronta. Envio um jpg em alta e está tudo ok.

sábado, outubro 13, 2007

Folder do Estudio22

Montei um folder do Estudio22 para levar a Feira do Livro Infantil de Bolonha este ano. É pequeno e meio improvisado mas ficou legal. Estas são algumas imagens dele.





domingo, outubro 07, 2007

Ode às parcerias!

Uma das coisas mais legais que venho tentando fazer com o Estudio22 é trabalhar com outros ilustradores. Algumas vezes são amigos que nos socorrem quando os prazos apertam e o volume de trabalho é grande. Também existem aqueles casos em que percebemos que aquele job ficaria melhor no traço ou nas cores de outra pessoa. O que importa é que os resultados, em geral, são muito legais.


Nesta ilustração para o Guia Quatro Rodas eu fiz o desenho e as cores foram feitas pelo amigo e ilustrador Márcio Guerra.


Outro amigo com quem venho fazendo vários trabalhos em parceria é o Chis Borges. Esta ilustração foi para um livro didático da Editora Moderna. O cenário e as cores são meus e as figuras são desenho do Chirs.


Paulo Iakiri foi um dos mestres que encontrei pelo caminho trabalhando para animação. O Paulo pintava os cenários que eu desenhava para os curtas produzidos na Mauricio de Sousa Produções de 1998 até 2005, ano em que ele faleceu vítima de um câncer. Foi uma perda gigante para nós.
Neste infográfico que fizemos para Super, Paulo fez as cores de maneira primorosa. Considero um dos melhores trabalhos que fiz para esta revista. Este post mostra apenas um trecho. Em outra oportunidade falo mais deste info e posto ele por inteiro.

Casa Nova!!

Novo Blog!!! Depois do RealityShow blog que tenho no portal terra, montei outros fotologs mas não levei adiante. Espero fazer diferente agora.
Depois de 5 anos de ilustração editorial tenho uma boa quantidade de imagens.
Vamos começar com pequenas doses.
Espero que gostem!



Ilustração feita para Recreio em 2003. É um dos trabalhos expostos na exposição da Editora Abril Ilustrando em Revista.


Esta foi para a Superinteressante no mesmo ano.